quarta-feira, 11 de maio de 2011

São Luís na 9ª Semana Nacional de Museus



Por: José de Mário Moraes Ferreira

Em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), acontecerá a 9° Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM e realiza em São Luís através da Secretaria de Estado da Cultura, via Museu Histórico e Artístico do Maranhão. A Semana será realizada entre os dias 17 e 20 de maio com o tema Museu e Memória, comemorado por várias instituições museológicas em todo o mundo.
A realização conta com a adesão de diversas instituições como casas de cultura, galerias, rede sociais, bibliotecas, arquivos, etc. considerando a importância destas representações como lugares de memória.
O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), localizado na Rua do Sol, 302-Centro, preparou uma vasta programação com exposições, visitas monitoradas, palestras, documentários, Projeto Conta Contos e Tambor de Crioula. “O objetivo é que os museus chamem atenção para a possibilidade de uma interlocução com a sociedade no qual estão inseridos”, enfatiza Maria Luiza Raposo, diretora do MHAM. “A Semana consolida representações de várias memórias existentes”, completou.
O IBRAM acredita que lidar com a memória de modo crítico é um desafio para os museus contemporâneos. A iniciativa da Semana Nacional dos Museus é responsável pela maior freqüência da população nas atividades museológicas Outra resposta positiva é o fortalecimento do potencial turístico para a cidade.
Para Graça Nina que atua no serviço de difusão cultural do MAHM através de ações educativas, o museu, é mais que um espaço de preservação de bens patrimoniais, é um lugar de produção de conhecimento e referência da memória.
Sobre o MHAM
O Museu Histórico e Artístico do Maranhão é um órgão da Secretaria de Estado da Cultura, reconhecido como a instituição museológica de acervo erudito mais importante do Estado. O MHAM, tem em sua estrutura um acervo que retrata uma casa de época do século XIX, composto por aproximadamente 10.000 mil peças, cuja missão é zelar pelo patrimônio maranhense. É um local privilegiado para difusão cultural através de projeções de filmes, exposições de curta, visitas monitoradas, espetáculos teatrais, palestras e debates, projetos de dinamização educacional, etc.
O MHAM possui ainda outros anexos importantes, dentre eles o Museu de Artes Visuais, o Museus de Artes Sacras, a Cafua das Mercês, a Capela do Senhor dos Navegantes e a Capela do São José das Laranjeiras. Informações sobre o Museu pode ser adquirida pelo e-mail: acaocultural.mham@gmail.com ou por telefone: (98)3218-9920 (98) 32189922.

Programação da 9° Semana Nacional de Museus
Museu e Memória
Subtema: Religiosidade popular e Sincretismo: suas origens e descendências no Maranhão.

Dia 17/05 - Abertura
17h - Palestra: A Importância do Museu como espaço de Memória
18h - Apresentação de Caixeiras do Divino - MHAM

Dia 18/05
09h às 12h – Visita monitorada ao Museu de Arte Sacra – MAS
- Exibição de Documentário sobre Sincretismo Religioso - MHAM
14h às 17h30 – Visita monitorada ao Museu de Arte Sacra – MAS
- Exibição de Documentário sobre Sincretismo Religioso - MHAM
17h – Palestra: Religiosidade Popular e Sincretismo Religioso - MHAM
19h – Exposição Fotográfica “Zeladores de Voduns e outras entidades do Benin ao Maranhão” – Márcio Vasconcelos – Museu de Artes Visuais - MAV

Dia 19/05
09h às 10h – Projeto Conta Contos: Encenação de Lenda de Nossa Senhora da Vitória na Batalha de Guaxenduba entre portugueses e franceses - MHAM
10h às 12h – Visita monitorada ao Museu de Arte Sacra - MAS
- Exibição de Documentário sobre Sincretismo Religioso - MHAM
13 às 17h – Visita monitorada ao Museu de Arte Sacra - MAS
- Exibição de Documentário sobre Sincretismo Religioso – MHAM

Dia 20/05
09h às 10h – Projeto Conta Contos: Encenação de Lenda de Nossa Senhora da Vitória na Batalha de Guaxenduba entre portugueses e franceses – MHAM
Visita monitorada no circuito do MAS
09h às 12h – Visita monitorada no circuito de exposição da Cafua das Mercês
09h às 12h – Visita monitorada no circuito do MAS
- Exibição de Documentário sobre Sincretismo Religioso – MHAM
13h às 17h – Visita monitorada no circuito de exposição da Cafua das Mercês
17h - Apresentação de Tambor de Crioula – Cafua das Mercês


Texto: Patrícia Godinho (Ascom.Secma)
Foto: Cartaz/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário