sábado, 11 de junho de 2011

Museu Histórico e Artístico do MA e Ufma realizam oficina junina para 3ª Idade



Oficina Memória e Envelhecimento, com o tema junino será no nesta quinta-feira (16).

Milhares de idosos no Brasil inteiro possuem problemas relacionados à memória. É com esta preocupação que, na quinta-feira (16), às 15h, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), realizará, em parceria com o Núcleo de Capacitação e Estudo do Processo do Envelhecimento (Nucepe), da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), a Oficina Memória e Envelhecimento, com o tema junino São João ontem e hoje: Tradição das Festas Juninas no Maranhão.

O projeto Memória e Envelhecimento desenvolvido no MHAM desde 2008 acontece bimestralmente, com realização sempre na última quinta-feira de cada mês, numa parceria com a Ufma, por meio do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, e o Departamento de Educação Física, com objetivo fazer com que alunos dos cursos de Educação Física e Educação Artística conheçam o acervo do Museu, bem como instigar os idosos ao conhecimento e fazer com os mesmos desenvolvam o resgate de suas histórias de vida.




O projeto neste mês de junho pega carona nos festejos juninos e realiza a oficina que será ministrada pelo professor de educação física e gerontólogo Isidoro Cruz, que utilizará dinâmicas corporais, com apoio de alunos de Educação Física e exibição de slides, que mostrarão festejos juninos em São Luís em épocas passadas, remetendo o público ao passado e criando um estímulo da memória na busca da origem das brincadeiras folclóricas no Maranhão, além de outras atividades lúdicas.

"O Museu é um espaço de entretenimento, memória e inclusão social, procuramos de várias maneiras, através deste projeto, incluir e dar espaço aos mais diversificados grupos sociais", afirma Graça Nina, assessora da direção do MHAM.

A programação contará ainda, com atrações culturais que garantirão a diversão e o entretenimento de primeira qualidade brincantes da melhor idade.

As inscrições para participar da oficina estão abertas na secretaria do MHAM, na Rua do Sol, 302-Centro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Informações pelo telefone 3218-9922 / 3218 -9921.


As informações são da Secom do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário