sábado, 11 de junho de 2011

Picadeiro da cidadania realiza campanha de incentivo à leitura em comunidades de São Luís


Por: Suzana

O Livro é uma viagem incrível, imperdível e impressionante! Embarque nessa com seu filho! Este é o tema proposto para a Campanha de incentivo a leitura encabeçada pelo projeto Picadeiro da Cidadania, executado pelo GACC-MA (Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão). O objetivo é despertar a família e a comunidade para a reflexão acerca da importância do desenvolvimento do hábito de ler. A campanha foi lançada no dia 18 de abril no Centro de Formação Profissional da Cidade Olímpica, em
comemoração ao Dia Nacional do Livro do Livro Infantil.
Durante este dia, crianças adolescentes, jovens e a comunidade em geral participaram de oficinas de contação de histórias, exposição de livros, cadeira do contador, poesia ao pé do ouvido, dinâmicas de grupo, jogos literários, teatro desenvolvidas simultaneamente nas brinquedotecas do projeto.
No dia 26 de abril, por sua vez, o Picadeiro da Cidadania vai levar a campanha de incentivo à leitura para o Colégio Upaon-Açu. Além disso, o projeto conta o Picadeiro da Cidadania Móvel - um veículo adaptado para funcionar como brinquedoteca, que possibilita estender as ações educativas para outras comunidades de São Luís.

As ações da campanha de incentivo à leitura se estenderão até o final do ano, buscando o envolvimento de toda a comunidade. O tema da campanha, inclusive, foi proposto por uma das crianças que participam do projeto .
Entre as atividades da campanha estão a divulgação do tema para famílias, organizações sociais, escolas públicas, privadas e sociedade em geral através de cartazes, panfletos, spots, realização de reuniões com
famílias, organizações sociais entre outras atividades.
O projeto - Iniciado em 2009, atualmente o projeto Picadeiro da Cidadania atende 235 crianças dos bairros da Cidade Olímpica, Vila Embratel e Liberdade. O projeto é coordenado pelo Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GACC-MA) e patrocinado pela Petrobras através do processo de seleção pública do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.
As ações do Picadeiro da Cidadania são pautadas pela defesa dos direitos infanto-juvenis e são realizadas em articulação com a Rede Amiga da Criança, Pastoral do Menor (Área Itaqui-Bacanga), Grupo Solidariedade é Vida (Liberdade), além de atores como Conselhos Tutelares, escolas, associações entre outros parceiros.
O Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GACC-MA) é uma organização não-governamental com o título de utilidade pública federal, sem vínculo de caráter político ou religioso. A instituição foi constituída legalmente em 1987, desde então desenvolve projetos direcionados para as populações socialmente mais vulneráveis com o objetivo de promover o desenvolvimento comunitário.

Fonte: Assessoria de Comunicação (GACC-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário