Follow by Email

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Memorial Cristo Rei em destaque nos Guias dos Museus Brasileiros

 
 
O Memorial Cristo Rei recebeu, na manhã de hoje (13 de julho de 2011), o material referente ao Plano Nacional Setorial de Museus- 2010/2020, e o Guia dos Museus Brasileiros, que foi produzido pelo IBRAM – Instituto Nacional de Museus, que tem por finalidade coordenar a Política Nacional de Museus e que abarca mais de três mil instituiçoes museais existentes no país.

O material vem expor o Plano Nacional Setorial de Museus – PNSM, criado para ser um instrumento de agenda política e planejamento de setor de museus para os próximos 10 anos, e que leva em conta as necessidades de diferentes aréas do setor museológico. O mesmo vem contendo deretrizes, estratégias, ações e metas, transformadas em atributos de um plano setorial específico para museus. O PNSM foi criado com a participação de todo o setor museológico de forma descentralizada, a partir de propostas elaboradas e debatidas nas plenárias estaduais e distritais e em miniplenárias nacionais, minifóruns setorias e em plenária nacional realizadas durante o 4º.
Fórum Nacional de Museus (lembrando que o Memorial Cristo Rei se fez presente no Fórum sendo representado, por Clores Holanda Silva, Administradora do Palácio Cristo Rei/Coordenadora do Memorial Cristo Rei. Acompanhado do PNSM, veio tambem um exemplar do Guia nos Museus Brasileiros que traz informações como endereço, tipo de acervo, acessibilidade, infra-estrutura, ano de criação, situação atual e natureza administrativa de todos os museus já mapeados pelo IBRAM no Brasil, é o mais completo e atual guia publicado no país.
No mesmo vem contendo informaçoes relativas do Memorial Cristo Rei, que teve destaque na página 115, do Guia Brasileiro de Museus, com informações de sua localização e sua acessibilidade, endereço dos meios de comunicação social, o ano de criação, tipo de acervo e horário de visitação.

Saiba mais sobre o Palácio Cristo Rei e sobre o Memorial Cristo Rei:

Situado no Largo dos Amores, o Palácio Cristo Rei já foi morada de nobres, Escola de Jesuítas, Sede do Arcebispado e Escola de Aprendizes de Marinheiros. Representando um belo exemplar da Arquitetura Barroca do século XIX, foi construído pelo Arquiteto Manoel José Pulgão e teve como primeiros moradores a célebre família Belfort.
Abriga hoje o Memorial Cristo Rei no piso térreo, que possui um rico acervo sobre a evolução da Universidade Federal do Maranhão - UFMA como instituição de ensino superior a serviço da comunidade, tendo em vista, em 1953, torna-se sede do Arcebispado, onde recebeu a atual denominação de Palácio Cristo Rei e posteriormente foi cedido à Fundação Paulo Ramos, surgindo assim, as origens da UFMA, a primeira Faculdade de Filosofia do Maranhão.

Endereço e contatos para agendamento de visitas:
Palácio Cristo Rei
Largo dos Amores, 351 (Praça Gonçalves Dias) Centro
São Luís / MA - CEP: 65042-240
Fone (098) 3301 9651 – Site: www.cristorei.ufma.br - E-mail, Orkut e Facebook: memorial@ufma.br

Dias e Horários de Visitas
Segunda a Sexta - Feira:
das 8h:00 às 11h:00 e das 14h:00 às 17h:00
ENTRADA FRANDA!!!

Um comentário:

  1. O Memorial Cristo Rei merece, pois sua equipe tem trabalhado arduamente, dia a dia, pelos bom desenvolvimento das suas atividades.

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário