domingo, 28 de agosto de 2011

Biblioteca Municipal de Açailândia deve receber investimentos para melhor atender a comunidade

A atualização do acervo e informatização devem beneficiar os estudantes nas pesquisas

Por William Castro

Com funcionamento desde o dia 11 de agosto de 1983, a Biblioteca Municipal já esteve presente em vários pontos da cidade e hoje com endereço fixo precisa de uma atualização do acervo e informatização no local para que os estudantes possam usufruir de uma estrutura mais adequada as necessidades que eles possuem.
Segundo a Luzinete Chaves, diretora da Biblioteca, um levantamento foi realizado no início deste ano sobre as necessidades para a atualização e encaminhado à Secretaria de Cultura do Município para que o órgão tomasse conhecimento das necessidades da biblioteca.
“Muitos alunos já vieram aqui pesquisar e voltaram para casa porque os livros que temos são muito antigos. Eu acredito que a Secretaria vai conseguir os recursos para que possamos investir na biblioteca”, afirma.
Em média, cerca de 120 alunos freqüentam as instalações composta por 6.000 unidades, entre livros, revistas, enciclopédia, dicionários, entre outros comprados e doados pela comunidade.
De acordo com o secretário de Cultura Municipal, João Bosco, o projeto já foi discutido com o prefeito Ildemar Gonçalves e está em fase de conclusão pra ser levado ao Ministério da Cultura. Paralelo a biblioteca, ele informou que são realizadas rodas de leituras nas escolas e brincadeiras educativas para incentivar a criançada aos estudos.
João Bosco disse ainda que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) doou inúmeros livros para a biblioteca que fica na Praça da Bíblia, no Farol da Educação, no qual os funcionários são mantidos pelo governo municipal. Foram mais de 115 livros doados pelo programa Biblioteca na Escola. O secretário ressalta que serão mais intensas a busca para que a ampliação da Biblioteca Municipal seja concretizada. “Vamos intensificar a negociações para que a biblioteca pública seja toda atualizada e possa atender com mais comodidade e serviços os nossos estudantes”, destaca.
A Biblioteca possui seis atendentes e funciona de 8h às 20h em um local bastante centralizado na Rua São Francisco, nº 1124.

Praça da Cultura e dos Esportes- Durante a entrevista, o secretário informou que por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), será construída em uma área de 3000 m² uma praça com uma biblioteca com sala de multiuso, míni teatro e uma quadra poliesportiva. No espaço, serão desenvolvidas várias atividades em um local onde as pessoas poderão ter opções de cultura e lazer com o acompanhamento de profissionais da área. Segundo João Bosco, o projeto deve começar ser construído ainda este ano no Jardim Tropical. Ele enfatiza que o Município está apenas aguardando a liberação do recurso pelo Ministério Público em parceria com o Ministério dos Esportes.

Boxe não, é box
Biblioteca Comunitária Ler é Preciso
Na quinta-feira, 11, a Vila Ildemar ganha uma biblioteca moderna e atualizada que deve ser entregue a população pela empresa Suzano Papel e Celulose. O bairro vai contar com uma estrutura equipada com TV, computadores, data show, 1000 livros atualizados, entre outras inovações que facilitarão as pesquisas feitas pelos estudantes. O projeto Biblioteca Ler é Preciso da Suzano inaugurou em 2007, quinze bibliotecas, totalizando 73 em sete estados brasileiros (Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo), que atendem mais 50 mil usuários por mês. Em Açailândia, a biblioteca é também uma homenagem ao Zezão, o criador do hino municipal e um dos grandes fomentadores da cultura na cidade.

Fonte: http://www.portalma.com/explorer/principal/open/1/noticias/cidadao/8276/biblioteca-municipal-de-acailandia-deve-receber-investimentos-para-melhor-atender-a-comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário