quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Folclore maranhense é destaque no Projeto Livro na Praça



O Projeto Livro na Praça, realizado pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BBPL) e Associação de Amigos da BPBL, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Alumar, desenvolve no mês de agosto atividades em comunidades do interior da ilha explorando a temática folclórica maranhense, em comemoração ao Dia Internacional do Folclore, celebrado no dia 22.
A temporada começa, nesta sexta-feira (5), na comunidade de Cabral Miranda, na Escola Arthur Azevedo; no sábado (6), na União de Moradores de Coqueiros; e no dia 13 será a vez da comunidade de Rio Grande receber a caravana do Livro na Praça no Centro Comunitário de Rio Grande. Todas as atividades iniciam no horário das 8h e encerram às 12h. Também, no dia 13, na Biblioteca Comunitária Espaço do Saber, no horário das 14h às 18h.
A trupe do Livro na Praça monta acampamento nas comunidades com o Carro Biblioteca e toda a equipe de técnicos, bibliotecários e agentes de leitura nas comunidades desenvolvendo o tema do folclore maranhense, com destaque para as manifestações e seus personagens.
As atividades exploram a temática do folclore dando oportunidade às crianças de vivenciar as festas e seus personagens. Estudantes do ensino fundamental das escolas comunitárias desenvolverão as atividades dentro da programação que terá Hora do Conto, oficinas de criatividades, dramatização, oficina de criação literária, bingo literário, jogos, exposição e manuseio de livros, com acervo de 1.000 livros a disposição no Carro Biblioteca, Vídeokê, oficinas de atividades, performance das manifestações da cultura popular com a atriz e arte educadora Silvana Cartágenes.
Na comunidade de Pedrinhas será realizado na Escola Mário Meireles, no horário das 8h às 12h, o curso Organização e Dinamização de Bibliotecas e Espaços de Leitura, no período de 22 a 26 de agosto, para uma clientela de professores, técnicos em bibliotecas e arte educadores.
Esta etapa de realização do projeto Livro na Praça acontecerá até o mês de novembro. A comitiva do Livro na Praça é formada por cinco técnicos bibliotecários, arte educadores (professores, atores e artistas circenses) e técnicos em leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário