quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ações da Benedito Leite: BIBLIOTECA DINÂMICA SERÁ IMPLANTADO EM 20 MUNICÍPIOS


José de Mário Moraes Ferreira

Um conjunto de ações técnicas e culturais compreendendo três etapas: Capacitação de Gestores e Mediadores de Leitura; Supervisão; e Dinamização de Bibliotecas Públicas fazem parte do projeto Biblioteca Dinâmica, serão executadas com bibliotecas públicas municipais contempladas com o Programa Livro Aberto do Ministério da Cultura, em parceria com o governo do estado, através da Secretaria de Estado da Cultura / Biblioteca Pública Benedito Leite, no período de outubro de 2011 a maio de 2012.
O projeto Biblioteca Dinâmica irá contribuir para amenizar uma das carências da população de baixa renda quanto ao acesso às bibliotecas aparelhadas, com espaço adequado, livros de qualidade e pessoal qualificado para possibilitar a prática da leitura e a formação de leitores críticos, visando promover um conjunto de ações necessárias para que equipamentos culturais possam atuar de maneira integrada e eficiente em 20 municípios maranhenses que recentemente tiveram suas Bibliotecas Públicas instaladas, informa Rosa Maria Lima, diretora da BPBL e executora do projeto no Maranhão.
O Projeto será desenvolvido em três etapas, visando incrementar o funcionamento dinâmico e eficiente das bibliotecas.
Durante os sete meses de execução serão realizados três cursos de capacitação para gestores e auxiliares de bibliotecas, visando qualificar profissionais para desenvolverem trabalhos de planejamento e administração de unidades de informação; melhor utilização dos espaços no que se refere ao atendimento ao público; formação e organização do acervo; elaboração de projetos; dinamização e orientação nas necessidades de informação dos usuários. Os cursos com carga horária de 40 horas/aula terão como público alvo, gestores e auxiliares de bibliotecas e serão ministrados por bibliotecários especialistas em Leitura e Formação de Leitores com experiência em organização e administração de bibliotecas, processamento técnico do acervo e elaboração de projetos.
Na segunda etapa o programa supervisionará as 20 bibliotecas públicas municipais contempladas a partir de 2009. Um conjunto de atividades culturais priorizando a leitura e sua integração com as demais linguagens artísticas serão desenvolvidas nessas bibliotecas, na busca de facilitar o acesso de crianças, jovens e adultos aos bens culturais, especialmente ao livro, utilizando o acervo e equipamentos do Carro Biblioteca.
Os municípios contemplados a serem supervisionados pelo projeto são: Aldeias Altas, Alto Alegre do Pindaré, Barão de Grajaú, Barreirinhas, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriti, Conceição do Lago Açu, Cururupu, Dom Pedro, Humberto de Campos, Lago da Pedra, Luís Domingues, Pedreiras, Penalva, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Viana e Vitória do Mearim.
Outra meta do projeto é contribuir para tornar as bibliotecas espaços dinâmicos, democráticos e atrativos, estimulando a comunidade a frequentar Bibliotecas Públicas, como busca incessante pelo conhecimento e difusão da cultura, além de difundir a literatura infanto-juvenil, integrando as diversas linguagens artísticas, incentivando a prática da leitura entre crianças e jovens, estimulando a imaginação criadora e a prática do exercício de cidadania, aponta Rosa Lima.
Na etapa de Dinamização de Bibliotecas serão realizadas 10 programações culturais com atividades de estímulo à leitura, denominadas Leitura na Praça, utilizando o Carro Biblioteca, equipado com um acervo de cerca de mil livros de alta qualidade, sistema de som, TV, DVD, mesas e cadeiras, nos moldes do projeto Livro na Praça. Em cada programação serão realizadas atividades de exposição de livros, contação de histórias, oficinas de criatividade e criação literária, exibição de filmes, além da apresentação de espetáculos de teatro.
Ainda serão ministradas palestras sobre leitura e formação de leitores, para uma clientela de professores e mediadores de leitura, proferidas por especialistas em Leitura e Formação de Leitores.

Texto: Mario Ferreira (Ascom.Secma)
Foto: Arte/ Divulgação

Fonte: http://www.cultura.ma.gov.br/portal/sede/index.php?page=noticia_extend&loc=bpbl&id=82

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário