quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Bibliotecária da UFMA e Técnico do Colun ganham Prêmio Emerald 2010/Capes/Lis



“Portal de periódicos da Capes e a acessibilidade como democratização informacional para deficientes visuais” é o nome do projeto de pesquisa ganhador do Prêmio Emerald 2010/Capes/Lis. O projeto é de autoria da bibliotecária e técnica em administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Suênia Oliveira Mendes, e de coautoria do técnico de transcrição em braile do Colégio Universitário (Colun), Mayk da Silva Machado.
“A ideia de elaboração do projeto surgiu quando, em visita ao Colun, conheci o Mayk, uma pessoa com perda total de visão. E, em conversa com ele, perguntei se conhecia e utilizava o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), já que este possui um leitor de tela. Mayk respondeu que o conhecia, mas não usava. Combinamos, um dia, de acessá-lo e verificamos que esse leitor de tela é falho, ou seja, para ele, deficiente visual, o portal é inacessível”, explica Suênia Mendes, sobre a motivação para buscar alternativas para democratização e acessibilidade dos periódicos aos deficientes visuais.
A proposta do projeto foi justamente essa: tornar o portal da Capes democrático, universal, independentemente de quem possa utilizá-lo. “O Maik vai ser treinado para utilizar o portal e, após esse treinamento, é ele próprio quem irá treinar os deficientes visuais da UFMA e esses deficientes visuais que serão treinados farão o mesmo com os próximos que ingressarem na Universidade”. Tal perspectiva de difusão do conhecimento se destaca pelo fato de que uma pessoa com deficiência visual vai treinar outra com necessidades parecidas.
A entrega da premiação acontece amanhã (10), às 15h, em Brasília, pelos representantes da Capes.


Revisão: Carol Veloso

Fonte: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=11681

Um comentário:

  1. Parabéns a Bibliotecária Suênia e ao Mark. Suênia é uma profissional exemplar.

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário