terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Comunidade de Coqueiro ganhará biblioteca



A comunidade de Coqueiro, na zona rural de São Luís, será contemplada com a inauguração de uma Biblioteca Comunitária, neste sábado (3), às 9h. O projeto foi realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por intermédio da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL).
Com acervo doado pela BPBL/Secma, por meio da Associação de Amigos da BPBL, e apoio da Alumar, técnicos que vão atuar na Biblioteca de Coqueiro receberam capacitação, participando em cursos e oficinas. A ação teve acompanhamento de técnicos da Benedito Leite que atuam no projeto Livro na Praça, que é coordenado pela diretora da BPBL, Rosa Maria Ferreira Lima.
A inauguração da Biblioteca de Coqueiro acontece como última atividade do projeto Livro na Praça de 2011, desenvolvido pela BPBL/SECMA. A programação inclui atividades como Hora do Conto, oficinas de criatividades, dramatização, oficina de criação literária, bingo literário, jogos, exposição e manuseio de livros, com o Carro Biblioteca, Vídeokê, oficinas de atividades, performances das manifestações culturais com tema natalino, com a atriz e arte educadora Silvana Cartágenes. As atividades serão orientadas por equipe de profissionais, entre bibliotecários e arte educadores (professores, atores e artistas circenses). 
A comunidade de Coqueiro, com a inauguração, passa a contar com um espaço de cultura com acervo bibliográfico de 120 exemplares entre livros de autores maranhenses, nacionais e estrangeiros, nos gêneros de literatura, técnicos e infantil. Terá acesso, também, a revistas e publicações didáticas e paradidáticas. Para a abertura e funcionamento da biblioteca a direção da BPBL coordenou o tratamento do acervo, com capacitação de pessoal técnico para atendimento de alunos e pesquisadores.
A inauguração da Biblioteca Comunitária de Coqueiro confirma as perspectivas por parte do Governo do Estado de entregar outras duas bibliotecas comunitárias na zona rural: em Taim e Rio Grande. A comunidade de Rio dos Cachorros já conta com uma biblioteca comunitária recentemente contemplada com projetos de capacitação de pessoal, pontos de leitura do programa Mais Cultura e acervo doados pela BPBL/Secma.

Fonte: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=20728

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário