sábado, 4 de fevereiro de 2012

Perfil do Bibliotecário - Gerlandy Leão


"Ah, você é bibliotecária? Então lê muito". Não, colega, porque leio muito é que acabei virando bibliotecária. Sou tia, uso óculos, saia, mas não peço silêncio. Isso quer dizer que não sou tão moderna e nem tão careta. Não sei de tudo, mas enrolo um pouco. Faz caridade porque quer e não porque biblotecário tem que ser bonzinho. Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus - Monte Castelo. Vem gente.
Um livro? 
Li praticamente todos os clássicos brasileiros e estrangeiros. Machadão é o cara, mas O Mulato de Aluísio de Azevedo é o meu preferido, pois me ajudou a migrar para uma literatura mais adulta e crítica. Tu tem certeza que só quer um mesmo? ( tenho... Controle-se!)
Um filme?
É mais fácil responder qual minha comida preferida do que qual meu filme preferido. Para uma cinéfila quase de carteirinha é preciso diferenciar por gênero, momentos. Ah, deixar de enrolar. O mundo vai acabar, precisa colocar um filme numa cápsula para gerações futuras: O Poderoso chefão. Perfeito do começo ao fim. Tu tem certeza que só quer um mesmo? [2]
tenho... Controle-se![2])
Uma frase?
"Eu me contradigo? Pois bem, eu me contradigo, sou ampla, contenho multidões" Walt Whitman.
Trabalha em que tipo de Biblioteca? 
Um biblioteca mista. Nossa biblioteca está voltada para o público universitário, escolar e comunitário. Devido os vários tipos de cursos que o Instituto Federal atende.
Qual imagem tem do Bibliotecário?
Hoje? Que é gente como a gente rs.
Qual imagem acha que passa para o usuário?
Trabalho mais com formação de coleções e tenho pouco contato com usuário. Mas o pouco que ouço falar é que pareço muito séria, mas bem humorada. É lance da contradição.
O que te diferencia de outros profissionais?
Trabalho num lugar com um bom número de bibliotecários com funções bem definidas. Provavelmente meus outros colegas de trabalho, principalmente de instituições privadas, devem se virar nos 30, enquanto estou focada em uma atividade. Sim, me sinto feliz onde trabalho.
Qual o maior mico que já pagou numa biblioteca?
Escorreguei naquela escada assassina que você conhece. Ai, saltos são terríveis. ( eu também cai lá, abafa!).
Qual o seu Hobby? 
Cinema e Viagens
Qual o seu maior sonho? 
Ganhar na mega sena para viver viajando pro exterior com pessoas que amo. Você perguntou sonho, não objetivo rs ( Cê tá certa!).
O que faz fora da Biblioteca?
Tudo. Na biblioteca só fico 6 horas da minha vida. É apenas meu trabalho. Fora eu estudo (quem sabe um mestrado), me divirto etc.
Quais ações culturais você realiza ou gostaria de realizar?
Incentivo à leitura de lazer, mas antes disso estou cuidando do acervo. Até o final do ano estará próximo do almejado
Por que escolheu o curso de Biblioteconomia?
Na época por causa das provas específicas para o vestibular. Empatou Jornalismo e Biblioteconomia, por incrível que pareça o que desempatou foi a lista de opções para o mercado de trabalho
Quais são suas expectativas para o futuro profissional?
Com certeza fazer mestrado e continuar trabalhando na área da Educação
Biblioteconomia foi sua primeira opção ao prestar vestibular?
Não, o primeiro que escolhi foi outro Bi. Biologia. E por que não passei? Por causa de uma música dos Paralamas do sucesso. Eu odeio Química. Adorava uma professora do ensino médio e eu já tinha até meu tema de estudo: Reino Fungi. Por isso, hoje trabalho com fungos. Brincadeira, gente, no IFMA só tem livro cheiroso e limpinho (minha rinite que o diga...).
Você acha que o campo da Biblioteconomia ainda é visto como um campo dominado por mulheres? 
Não só é visto, como sim, é dominado por mulheres. Não é porque cresceu o número de rapazes que de uma hora para outra deixou de ser dominada pelas meninas.
A melhor lembrança que teve da graduação?
As amizades que fiz, vão ficar para sempre.
A melhor lembrança que teve da profissão?
Minha entrada no serviço público, fiquei com aquela sensação de Scarlett Ohara: "Nunca mais sentirei fome outra vez". (ALOKA!!!)
Como você analisa o Mercado de trabalho?
O serviço público é o grande empregador ainda. E com o crescimento das IES privadas nos últimos 14 anos anos, também ampliou o mercado de trabalho.
Fonte: www.bibliotecariaescandalosa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário